quinta-feira, 15 de março de 2012

Controle do estresse | Paz que excede o entendimento




Através da oração, súplica e gratidão qualquer pessoa pode experimentar uma “paz... que excede todo o entendimento” e saber que essa paz guardará o seu “coração” e a sua “mente” (Fp 4.6-7). Nosso desejo natural e humano por aceitação, status e posse pode criar tensões interiores. Se percebemos que nossas necessidades ou desejos não são atendidos, podemos experimentar ansiedade e estresse. Como não andar “ansiosos por coisa alguma” diante de tais situações?
Para um cristão, o controle do estresse começa com uma compreensão de si mesmo e o conhecimento do que as Escrituras ensinam sobre a natureza de Deus. Compreender a si mesmo significa conhecer sua natureza básica, o potencial de suas forças e o limite de suas fraquezas. Essa não é uma tarefa fácil, pois a autoilusão pode impedir um discernimento claro (Jr 17.9). Orgulho e independência bloqueiam a autoconsciência. O próprio Deus deve nos dar a necessária autoconsciência (Jr 17.10). Apenas ele pode mostrar claramente onde as mudanças são necessárias e processá-las na natureza humana básica (Sl 139.23-24).
Uma compreensão da natureza de Deus vem de sua autorrevelação nas Escrituras e em Cristo (Jo 1.14,18). Conhecer e aceitar a imutável natureza de Deus produz estabilidade e paz (Ml 3.6; Hb 13.8) Compreender a qualidade de seu caráter inspira confiança (1Jo1.5).
Grande parte do estresse se dissipa quando reconhecemos nossa dependência de Deus e nos submetemos à sua liderança (Sl 73.26; 1Pe 5.6-7), quando aceitamos que estamos presos dentro do tempo e do espaço como criaturas finitas, ao passo que ele é infinito, eterno e onipresente.

Camila Mota ;*

2 comentários:

  1. PURA VERDADE!
    Líndissima mensagem,muito edificante
    palavrasdeumagarotaincomum.blogspot.com
    God bless you

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola linda!
      Que bom que vc gostou.
      Que as nossas mensagens edifiquem bastante você!
      Deus lhe abençoe
      Beijos

      Excluir